Feijoada completa nos mercados financeiros: Os planos da SLC Agrícola, multa da Oi, IR 2023 e outros destaques do dia
Quarta-feira é dia daquela tradicional feijoada, e o cardápio do mercado não poderia estar mais adequado, com uma mistura de indicadores de vários lugares e variedades.
Os investidores já têm bastante o que digerir agora cedo com o PMI industrial chinês, que veio abaixo do esperado e pode pesar nas ações das empresas de commodities.
Mas o prato principal começa a sair daqui a pouco, quando o Banco Central apresenta os números das contas públicas brasileiras de abril.
Já é praticamente certo que o arroz e o feijão preto virão temperados com déficit. De todo modo, o mercado passou a aceitar melhor essa receita depois da proposta do novo arcabouço fiscal.
Logo a seguir virão os indicadores do mercado de trabalho, que devem trazer a taxa de desemprego em níveis ainda elevados, mas em leve queda.
Seja como for, as carnes magras podem render um bom caldo para o mercado, já que todo sinal de atividade econômica mais fraca abre espaço para o BC começar a reduzir os juros.
A mesa dos dados econômicos fica completa com a farofa e a couve, que vêm com sotaque americano. Durante a tarde, o Federal Reserve divulga o Livro Bege, um calhamaço de informações com um retrato das condições da economia dos Estados Unidos.
E quem ainda não estiver farto pode se servir da sobremesa. Ela vem na votação do projeto do aumento do teto da dívida dos EUA no plenário da Câmara. A proposta ainda conta com um pequeno risco de azedar graças à resistência de parte dos Republicanos.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
SD ENTREVISTA
SLC Agrícola (SLCE3) mira biocombustíveis e startups para crescer, mas sem deixar de engordar a conta dos acionistas com dividendos. Uma das pioneiras do agronegócio na B3, a SLC produz em 23 fazendas e segue plano de expansão, afirmou ao Seu Dinheiro Aurélio Pavinato, CEO da companhia.
CUSTOU CARO
CVM condena ex-presidente e outros ex-executivos da Oi (OIBR3) por bônus ilegal após fusão e aplica multas milionárias. De acordo com a Folha de S. Paulo, a xerife do mercado de capitais brasileiro condenou o ex-presidente da tele, Zeinal Bava, e outros ex-executivos que estiveram à frente da operação com a Portugal Telecom.
COMPANHIA EM CRISE
Hurb demite funcionários após governo suspender venda de pacotes flexíveis; empresa fala em “reestruturação”. A companhia tem lidado com um número crescente de reclamações de usuários desde meados do ano passado, além da renúncia do CEO em abril.
EU, ROBÔ?
A inteligência artificial pode acabar com a humanidade? Criadores do ChatGPT alertam para risco de extinção. Em declaração curta, executivos da OpenAI equiparam o nível de “perigo” a pandemias e guerra nuclear.
IR 2023
Termina nesta quarta (31) o prazo para entregar a declaração de imposto de renda. Saiba o que fazer se não der tempo. Optar pela declaração pré-preenchida é uma tremenda mão na roda e facilita muito o preenchimento. Veja como utilizá-la e quais informações priorizar para não perder o prazo.
Aquele abraço e uma ótima quarta-feira!