Federal Reserve pausa ciclo de aperto monetário e mantém taxa de juros
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) encerrou o ciclo de aperto monetário e optou pela manutenção da taxa de juros de referência do Federal Reserve, nesta quarta-feira (14).
Com isso, a taxa segue no intervalo entre 5% e 5,25% após a quarta reunião do Fed em 2023.
O reajuste ficou em linha com a projeção do mercado. Hoje mais cedo, o Fed Funds do CME Group apontava para 89,6% de chances de uma manutenção da taxa de juros. Apenas 10,4% dos economistas apostavam em um aumento de 0,25 pp.
- CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda a sexta às 12h, estamos AO VIVO no canal do YouTube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!
Ciclo de aperto do Fed
Ao todo, foram dez altas promovida pelo Fed. As duas primeiras foram mais brandas: uma alta de 0,25 pp em março do ano passado e outra de 0,50 pp em maio.
No entanto, em junho, o banco central adotou uma postura mais restritiva, ao aprovar o primeiro reajuste de 0,75 pp do ciclo – o maior movimento desde 1994. Ao todo, foram quatro altas seguidas de 0,75 pp. Em dezembro, o Federal Reserve optou por um reajuste de 0,50 pp.
Neste ano, o Fed voltou para os reajustes mais modestos, com três vezes consecutiva que a autoridade monetária eleva os juros em 0,25 pp.