Federal Reserve eleva juros em 0,75 pp pela terceira vez consecutiva
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou a meta da taxa de juros de referência do Federal Reserve em 0,75 ponto percentual, para o intervalo entre 3% e 3,25%.
O reajuste ficou em linha com a projeção do mercado. No entanto, essa é a terceira alta consecutiva neste patamar – algo nunca feito pelo banco central americano antes.
No total, essa é a quinta alta promovida pelo Fed. As duas primeiras foram mais brandas: uma alta de 0,25 pp em março e outra de 0,50 pp em maio. Mas, em junho, o banco central adotou uma postura mais restritiva, ao aprovar o primeiro reajuste de 0,75 pp do ciclo – o maior movimento desde 1994.
Como esperado, segundo o Fed, novas altas serão necessárias para tentar puxar a inflação para a meta de 2%.
“A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia, além de pressões mais amplas sobre os preços”, diz o comunicado.
Além disso, o Fomc continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!