Federal Reserve eleva juros em 0,75 pp pela quarta vez consecutiva
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve elevou a taxa de juros de referência nos Estados Unidos (Fed Funds) em 0,75 ponto percentual, para o intervalo entre 3,75% e 4,00%. A decisão era amplamente esperada no mercado financeiro.
É a quarta vez consecutiva que o Fed eleva a taxa de juros nessa dose – algo nunca feito pelo banco central norte-americano antes. No total, é a sexta alta seguida nos juros promovida pelo Fed desde o início do ciclo de aperto monetário, em março deste ano.
Os dois primeiros aumentos foram mais brandos, a doses de 0,25 pp, e outra de 0,50 pp em maio. Já em junho, o Fed adotou uma postura mais agressiva, ao promover a primeira alta de 0,75 pp do atual ciclo. À época, foi o maior movimento desde 1994.
Segundo o Fed, novas altas serão necessárias para tentar trazer a inflação nos EUA de volta à meta de 2%. Logo mais, às 15h30, o presidente do Fed, Jerome Powell, concede entrevista coletiva para comentar a decisão.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!