Federal Reserve aumenta taxa de juros em 0,75%; mercado cripto já estava precificado

Nesta quarta-feira (15), o Federal Reserve aumentou a taxa de juros em 0,75% na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). A alta da taxa de juros aumentou para o intervalo entre 1,50% e 1,75% ao ano.
O mercado de criptoativos já vem passando por fortes quedas, entretanto, até o momento, o anúncio do Fed não mexeu tanto no preço dos principais criptoativos
Mercado cripto já esperava pelo aumento
Humberto Andrade, analista sênior de trading do Mercado Bitcoin, comenta que o Fed não fugiu à expectativa e aumentou a taxa de juros em 0,75% após os dados de inflação nos Estados Unidos.
“Embora os mercados já tenham antecipado o movimento de queda conforme a reunião vinha se aproximando, as perspectivas para o curto prazo são de que haja ainda mais quedas no mercado cripto”, diz.
Para ele, em um momento em que até os holders de longo prazo estão vendendo, e em meio a um mercado que continua alavancado, a faixa de preço atual é importante para entender qual o nível que será testado ao longo dos próximos dias.
“É um momento que se mostra bastante favorável para distribuição, uma vez que a maioria das posições que estão sendo vendidas estão abaixo do preço de compra, em uma clara necessidade de geração de caixa para manter a infraestrutura atual”, finaliza.
Reação positiva do mercado cripto
Paulo Boghosian, analista de criptoativos do Traders Club, diz que o mercado de criptomoedas ainda segue bastante correlacionado com outros ativos de risco, porém a reação de hoje foi positiva.
“Esse aumento de 0,75 era o que o mercado queria. Desde o último ‘print´’ de inflação que tivemos, o CPI da semana passada, que foi bem acima do esperado, a sensação é que a inflação ainda não tinha atingido o pico nos Estados Unidos e o mercado passou a precificar essa alta de 0,75 ao invés e 0,50”, diz.
Para ele, é sempre positivo quando o Fed entrega o resultado esperado para o mercado.
“Tanto que o preço do Bitcoin reagiu positivamente. Estava caindo quase 6% no dia e praticamente zerou as perdas [no momento da publicação desta matéria]”, explica.
Os alertas do Fed continuam direcionados a combater a inflação, e, segundo Boghosian, isso não é bom para ativos de risco e de longo prazo. Mas de forma geral, no entendimento do mercado este aumento é mais benéfico à longo prazo para o controle inflacionário do país e voltará a reduzir juros no final de 2023.
“Sem muitas novidades, o anúncio tranquilizou o mercado. O Bitcoin estava mais pressionado antes da reunião, e agora, de certa forma, o mercado se comportou bem e essa pressão de curto prazo que gira em torno da reunião se dissipou”, finaliza.
O analista diz que é importante pontuar que, no curto prazo, essa pressão mais contracionista por parte do Federal Reserve deve continuar até que exista um sinal de que, de fato, a inflação fez pico nos Estados Unidos.
Siga o Crypto Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.