Federação alemã exige análise do fracasso na Copa do Mundo com Euro 2024 à vista
A Federação Alemã de Futebol (DFB) iniciará na próxima semana discussões para identificar as razões de seu segundo fracasso consecutivo na Copa do Mundo, depois que a equipe foi novamente eliminada na fase de grupos do torneio na quinta-feira.
A tetracampeã Alemanha –que sediará a Eurocopa em 2024– foi eliminada da Copa do Mundo apesar da vitória por 4 x 2 sobre a Costa Rica na última partida do Grupo E, caindo na primeira fase pelo segundo torneio consecutivo.
Os alemães chegaram ao Catar determinados a restaurar sua reputação manchada após a chocante eliminação na fase de grupos no Mundial de 2018.
Em vez disso, eles terminaram em terceiro lugar no Grupo E, empatados em quatro pontos com a Espanha, mas atrás no saldo de gols, e voltaram para casa mais cedo para enfrentar críticas contundentes.
“Você pode imaginar que hoje há uma profunda decepção”, disse o presidente da DFB, Bernd Neuendorf, a repórteres nesta sexta-feira no aeroporto de Doha, enquanto a seleção se preparava para voltar para casa.
“Essa eliminação é extremamente dolorosa. Mas temos que olhar para frente e por isso vamos conduzir um processo de como lidar com isso.”
Neuendorf disse que uma reunião será realizada na próxima semana com o técnico da seleção, Hansi Flick, o gerente da equipe, Oliver Bierhoff, e o CEO da liga alemã de futebol (DFL), Hans-Joachim Watzke, para discutir o último desastre.
“A expectativa é que a direção faça uma análise esportiva deste torneio e também desenvolva uma perspectiva para depois do torneio e para a Euro (2024) em casa”, disse Neuendorf.
Neuendorf, Flick e Bierhoff retornarão à Alemanha com torcedores e imprensa furiosos pela campanha decepcionante, que incluiu uma derrota para o Japão na partida de estreia, um empate de 1 x 1 com a Espanha e uma vitória sobre a Costa Rica, que veio tarde demais para impedi-los de serem eliminados no saldo de gols para a Espanha.