Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Fed: melhora da atividade econômica pode postergar corte de juro básico

Valter Outeiro da Silveira - 17/07/2019 - 15:34
Autoridade monetária poderá postergar elevação da Fed Funds Rate (Imagem: Federal Reserve)

A alta nas vendas do varejo nos EUA, aliada ao segundo mês consecutivo de variação positiva na produção industrial e ao volume de permissões para construção de novos imóveis maior do que o esperado pelo mercado, talvez indique postergação do corte esperado da Fed Funds Rate para os próximos meses.

Para Chris Rupkey, economista-chefe do MUFG Union Bank, aparentemente não é o momento ideal para aforuxamento monetário pelo Fed. “Não parece-me ser adequado, devido ao nível de força da atividade econômica”, afirmou à CNBC.

“O consumidor está de volta de uma maneira expressiva. Realmente devemos-nos perguntar por que o Fed vai cortar o juro básico”, completa Rupkey.

Gerenciamento

Por outro lado, o economista-chefe avalia que “um corte no juro básico para gerenciamento de risco é necessário por dois motivos: pela desaceleração do crescimento global e pela inflação estar abaixo da meta de 2% por muito tempo”.

Cabe lembrar que nas economias desenvolvidas, ao contrário dos países emergentes, inflação é sinônimo de força da atividade econômica.

Leia mais sobre: EUA, Federal Reserve, Internacional

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 17/07/2019 - 15:36