Fed: melhora da atividade econômica pode postergar corte de juro básico
A alta nas vendas do varejo nos EUA, aliada ao segundo mês consecutivo de variação positiva na produção industrial e ao volume de permissões para construção de novos imóveis maior do que o esperado pelo mercado, talvez indique postergação do corte esperado da Fed Funds Rate para os próximos meses.
Para Chris Rupkey, economista-chefe do MUFG Union Bank, aparentemente não é o momento ideal para aforuxamento monetário pelo Fed. “Não parece-me ser adequado, devido ao nível de força da atividade econômica”, afirmou à CNBC.
“O consumidor está de volta de uma maneira expressiva. Realmente devemos-nos perguntar por que o Fed vai cortar o juro básico”, completa Rupkey.
Gerenciamento
Por outro lado, o economista-chefe avalia que “um corte no juro básico para gerenciamento de risco é necessário por dois motivos: pela desaceleração do crescimento global e pela inflação estar abaixo da meta de 2% por muito tempo”.
Cabe lembrar que nas economias desenvolvidas, ao contrário dos países emergentes, inflação é sinônimo de força da atividade econômica.