Fed mantém juro e vê economia em aquecimento (com aumento de incertezas); Bullard vota por corte
O Federal Reserve manteve o juro em 2,25%-2,5% ao ano e observou que a economia dos Estados Unidos está em aquecimento, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (19). A decisão não foi unânime. James Bullard, do Fed de St. Louis, votou por um corte de 0,25 ponto percentual.
“O Comitê continua a ver a expansão sustentada da atividade econômica, as condições fortes do mercado de trabalho e a inflação perto do objetivo simétrico de 2% do Comitê como os resultados mais prováveis, mas as incertezas sobre essa perspectiva aumentaram”, mostra o comunicado.
Além disso, o Fed deixou a porta aberta para cortes futuros: “À luz dessas incertezas e pressões inflacionárias moderadas, o Comitê acompanhará de perto as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas e agirá como apropriado para sustentar a expansão”, mostra uma parte do texto.
“O comunicado deixou de expor uma visão de crescimento sólido da atividade econômica, definindo esse ritmo como “moderado”. Ainda, o comitê afirmou que aumentaram as incertezas no que tange à sustentação da expansão da atividade econômica e também do objetivo de inflação a 2%, o que aliment ou a reação baixista em dólar e altista em bolsa nos momentos que seguiram a divulgação do material”, avalia a H.Commcor.
Mudanças
Veja as mudanças do comunicado de maio para o de junho, conforme preparado pela corretora H.Commcor: