Fed indica pausa no aperto de juros após alta residual neste mês; entenda
O Federal Reserve ainda não disse, mas o chamado gráfico de pontos (dot plots) já indica um fim do ciclo de aperto da taxa de juros nos Estados Unidos. Isso porque o documento traz as projeções do Fed para as principais variáveis macroeconômicas.
Nele consta a estimativa para a chamada taxa dos Fed Funds de 5,1%, mantendo a previsão de dezembro. A questão é que o Comitê de Federal de Mercado Aberto (Fomc) elevou os juros em mais 0,25 ponto percentual (pp) nesta quarta-feira (22).
Agora, a taxa dos Fed Funds se encontra no intervalo entre 4,75% e 5%. Ou seja, caso o Banco Central dos EUA eleve os juros mais uma vez, em maio, a taxa ficaria acima do nível projetado, situando-se entre 5% e 5,25%.
No entanto, para o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, os ‘dots’ ocultam a informação de que o intervalo de 5,00% a 5,25% da mediana para 2023 já foi deixado para trás. Ele se refere às falas mais duras (“hawkish”) de membros do Fed.
Há, portanto, um “regresso” ao ponto de partida. Segundo o economista, isso ainda sugere apenas mais uma elevação de 0,25 pp.
Confira o dot plots:
Fala, Powell
Para o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, o Fed manteve o processo de aperto monetário neste mês após indicadores econômicos de inflação difusos, pressão da mão de obra e a situação dos bancos regionais, após a quebra do Silicon Valley Bank (SVB). “Com isso, aguardemos o que importa, a entrevista do Chair Pow!”, comenta.
Com isso, aguardemos o que importa, a entrevista do Chair Pow! https://t.co/7eAS8duFBM
— Jason Vieira ? (@JasonVieira) March 22, 2023
O presidente do Fed, Jerome Powell, concede entrevista coletiva a partir das 15h30, para comentar a decisão e o dot plots. “Antes da press conference, apenas com essas informações, a autoridade monetária poderia continuar o curso de elevação da taxa básica em apenas mais uma oportunidade esse ano, ao ritmo de 0,25pp”, afirma Sanchez, da Ativa.
“Contudo, antes de bater o martelo, é preciso aguardar Powell”, ressalta o economista. A conferir.