Fed está perdendo o jogo de criação de expectativas, diz Goldman Sachs
Ativos de risco reagem mais fortemente a choques monetários hawkish do Federal Reserve nos últimos anos, conforme estudo do Goldman Sachs auferido pela Bloomberg.
A causa por trás disso é a menor capacidade de previsão da autarquia norte-americana, tendo em vista que a vantagem preditiva do Fed contra a de economistas privados recuou durante os últimos anos, a medida que a maior quantidade e qualidade das estimativas econômicas dificulta as estimativas do Federal Reserve.
Também isso indica que, após choques monetários hawkish, como uma elevação surpresa na Fed Funds Rate ou uma possível indicação de taxas maiores, os mercados tendem a reagir de forma mais negativa, com projeções consensuais de crescimento agora em declínio.
“O declínio dos efeitos da informação talvez seja uma razão adicional para que os mercados financeiros pareçam mais reativos à política do Fed nos últimos períodos”, afirmaram David Choi e Jan Hatzius, do Goldman Sachs. “Sem grandes efeitos de informação, o mercado de ações deve reagir mais negativamente aos choques monetários agressivos. Encontramos fortes evidências disso”, declararam.