BusinessTimes

Fed enxerga “fragilidades persistentes” para famílias e empresas

12 jun 2020, 12:54 - atualizado em 12 jun 2020, 12:54
Federal Reserve
O Fed também reforçou expectativas de um declínio acentuado da atividade econômica no atual trimestre (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos)| espera que as finanças das famílias norte-americanas e os balanços das empresas enfrentem “fragilidades persistentes” como resultado do choque da atividade econômica em decorrência da pandemia do coronavírus, informou o banco central em relatório ao Congresso nesta sexta-feira.

Em seu Relatório de Política Monetária semestral para parlamentares dos EUA, o Fed também reforçou expectativas de um declínio acentuado da atividade econômica no atual trimestre.

Dados recentes sugerem que “o Produto Interno Bruto real contrairá em ritmo acelerado no segundo trimestre após tombar a uma taxa anual de 5% no primeiro trimestre de 2020”.

O relatório vem a público dois dias após o Fed encerrar sua última reunião de política monetária e sinalizar que a economia norte-americana enfrenta uma recuperação árdua e incerta da recessão desencadeada pela pandemia de coronavírus.