Mercados

Fed diz que inflação permanece elevada e que novas altas nos juros serão necessárias

27 jul 2022, 15:23 - atualizado em 27 jul 2022, 15:26
Federal Reserve
Fed destaca inflação elevada, principalmente em alimentos e energia, como reflexo da pandemia e cita guerra na Ucrânia (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

O Federal Reserve destacou que os indicadores recentes de gastos e produção perderam força. A informação consta no comunicado que acompanhou a decisão de elevar a taxa de juros nos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual (pp) para o intervalo 2,25% e 2,50%.

Em relação à inflação, o Fed destacou que os preços continuam elevados, principalmente em alimentos e energia, sendo que há pressões mais amplas disseminadas sobre os preços.

Segundo o Fed, a inflação alta segue refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia. Por isso, novas altas na taxa de juros serão necessárias para tentar trazer a inflação à  meta de 2%.

A autoridade monetária também afirmou que a guerra da Rússia contra a Ucrânia está causando enormes dificuldades humanas e econômicas.

No comunicado da reunião anterior, em junho, o Fed também citava os impactos dos lockdowns na China na cadeia global de suprimentos.

A decisão deste mês do Fed foi unânime. Na reunião do mês passado, houve um voto a favor de uma alta menor, de 0,50 pp.

?Money Times é Top 9 em Investimentos!?

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!