Internacional

Fed diz que compromisso em combater inflação é “incondicional”

17 jun 2022, 12:28 - atualizado em 17 jun 2022, 12:28
“O compromisso do Comitê de restaurar a estabilidade de preços é incondicional”, disse o Fed (Imagem: REUTERS/Sarah Silbiger)

O Federal Reserve, que no início desta semana fez sua maior alta na taxa de juros em mais de um quarto de século, sinalizou nesta sexta-feira que não deixará nada atrapalhar sua batalha para derrubar a inflação que está punindo as famílias norte-americanas.

“O compromisso do Comitê de restaurar a estabilidade de preços –que é necessária para sustentar um mercado de trabalho forte– é incondicional”, disse o Fed em seu relatório de política monetária semestral ao Congresso, referindo-se ao Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do banco central dos EUA.

O chair do Fed, Jerome Powell, testemunhará no Congresso na próxima semana, atualizando parlamentares sobre os planos do Fed de combater a inflação e, ao mesmo tempo, buscar o pleno emprego.

O Fed elevou sua faixa de meta de juros para 1,50%-1,75% na quarta-feira e publicou estimativas as quais mostram que a maioria dos formuladores de política monetária apoia a elevação dos juros ainda neste ano para talvez 3,4% e para patamar ainda mais alto em 2023.

Economistas alertam que esses aumentos acentuados podem desencadear uma recessão.

O uso da palavra “incondicional” no relatório sugere que o Fed está disposto a arriscar exatamente isso, a fim de evitar o que vê como uma situação muito pior, em que a inflação fica fora de controle e exerce danos muito mais prejudiciais a longo prazo.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar