Internacional

Fed deve se movimentar de forma ‘consistente’ e não reagir a dados de um mês, diz Goolsbee

02 ago 2024, 15:05 - atualizado em 02 ago 2024, 15:05
payroll fomc juros fed federal reserve estados unidos eua
Fed deve se movimentar de forma ‘consistente’, diz Goolsbee (Imagem: REUTERS/Joshua Roberts)

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee, disse nesta sexta-feira (02) que o banco central dos Estados Unidos (EUA) deve agir de forma “consistente”, rechaçando levemente a pressa do mercado em apostar que o Fed reagirá a um relatório de dados fracos de empregos de julho com um corte maior do que o habitual de 0,50 ponto percentual na taxa básica em setembro.

“Nunca queremos reagir de forma exagerada aos números de um mês”, disse Goolsbee em uma entrevista à Bloomberg TV. Mesmo assim, disse ele, “o nosso objetivo absoluto agora é que queremos chegar a algo como o pleno emprego, e não ultrapassar o nível normal e deteriorar”.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

O Departamento do Trabalho dos EUA informou mais cedo nesta sexta-feira que os empregadores diminuíram drasticamente as contratações em julho, e a taxa de desemprego subiu para 4,3%. Isso está acima da taxa de cerca de 4,1% que autoridades do Fed estimam ser consistente com o pleno emprego, disse Goolsbee.

Ao mesmo tempo, disse, a política monetária do Fed é restritiva e rígida, alertando que a inflação caiu e o mercado de trabalho desacelerou no ano em que o Fed manteve sua taxa de juros estável, sugerindo que ele continua apoiando a política de flexibilização.

Ele se recusou a dizer quando ou em quanto o banco central deve cortar os juros, repetindo sua opinião de que não quer se amarrar a uma decisão de política monetária antes de qualquer reunião do Fed.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar