Fed deve mudar para aumentos menores dos juros a partir de agora, diz consultoria
A decisão do Federal Reserve de elevar os juros em mais 0,75 ponto porcentual (pp) para 2,25% a 2,50%, aproximou a taxa de seu nível “neutro”, abrindo espaço para altas menores a partir de agora. É o que avalia a Capital Economics, em comentário logo após a decisão.
Para o economista sênior para os Estados Unidos da consultoria, Michael Pearce, com a inflação prestes a desacelerar e diante de mais sinais de fraqueza econômica, o Fed tende a assumir uma postura mais cautelosa, mudando o ritmo de aperto para uma dose menor, de 0,50 pp em setembro.
“Com a taxa de juros agora próxima do nível neutro e a economia mostrando claramente sinais de desaceleração, o Fed deve voltar a adotar aumentos menores a partir daqui, sendo uma alta de 0,50pp em setembro a opção mais provável”, afirma o economista.
Para Pearce, é improvável que o presidente do Fed, Jerome Powell, comprometa-se com os próximos passos durante a coletiva de imprensa após a reunião. “Ele terá mais oportunidades para moldar as expectativas nas próximas semanas, principalmente no simpósio de Jackson Hole, no fim de agosto”, lembra, referindo-se ao encontro de banqueiros centrais na cidade do Wyoming.
Ainda assim, o economista lembra que o Fed ainda segue “fortemente comprometido” em retornar a inflação à meta de 2%.
?Money Times é Top 9 em Investimentos!?
Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!