Economia

Fed deve elevar juros americanos em 0,50 pp: Veja o que movimenta a quarta-feira

14 dez 2022, 8:16 - atualizado em 14 dez 2022, 8:16
Federal Reserve, Fed, banco central americano
Mercado quer saber se o trabalho do Fed está funcionando e quando a autoridade vai interromper o ciclo de altas.  (Imagem: REUTERS/Chris Wattie)

Chegou o dia da última reunião de 2022 do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) e o Federal Reserve deve aliviar um pouco o seu aperto monetário, elevando a taxa de juros em 0,50 ponto percentual.

Embora o movimento seja de alta, ele interrompe quatro elevações seguidas de 0,75 pp nos juros, que hoje estão no patamar entre 3,75% – 4%.

As atenções também se voltam para o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed. O mercado quer saber se o trabalho do banco central americano está funcionando no combate à inflação e quando a autoridade vai interromper o ciclo de altas.

Ontem, o índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) perdeu força em novembro, desacelerando-se em relação a outubro. Isso mostra que talvez o Fed tenha acertado em seu aperto.

CPI subiu 0,1% na base mensal e avançou 7,1% no confronto anual, ficando abaixo das estimativas do mercado, de altas de 0,2% e de +7,3%. Trata-se do menor aumento em 12 meses desde o período encerrado em dezembro de 2021.

Confira outros destaques desta quarta-feira (14):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Política

O mercado ainda digere a confirmação de Aloizio Mercadante para presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a notícia de que a Câmara aprovou um projeto que muda a Lei das Estatais.

Por falar em Câmara, os deputados começar a discutir a PEC da Transição hoje, mas a votação deve fica só para amanhã. Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomada do julgamento do orçamento secreto.

Economia

Por aqui, a agenda fica por conta do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

O Banco Original projeta que a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) registre alta de 0,10%, já que devem ser realizadas revisões no PIB de 2021. Já o Santander manteve a sua projeção de alta de 0,5%.

Confira a agenda dos indicadores desta quarta-feira (14):

Horário País Indicador
04h Reino Unido Índice de Preços ao Consumidor (novembro)
04h Reino Unido Índice de Preços ao Produtor (novembro)
07h  Zona do Euro Produção industrial (outubro)
09h Brasil IBC-Br
16h EUA Fomc
16h30 EUA Discursos de Jerome Powell, do Federal Reserve
20h50 Japão Balança comercial
23h China Vendas no varejo