Fed deve pausar ciclo de cortes de juros após reunião da próxima semana, diz analista da Empiricus
O evento mais esperado pelo mercado na próxima semana é a reunião do Federal Reserve (FED) para definir a taxa de juros nos Estados Unidos, marcada para os dias 17 e 18 de dezembro.
Para Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, o corte deve ser de 0,25 ponto percentual, e a partir de janeiro, a autoridade monetária norte-americana deve fazer uma pausa para observar o início do governo Trump.
Além do início de um novo governo, Spiess avalia que ainda é necessário um cuidado com a inflação nos EUA. Especialmente quando se observa o avanço de preços no setor de serviços, mais difícil de controlar.
Caso se confirme o corte de 0,25 ponto percentual na taxa Fed Funds, ela caíria para o intervalo entre 4,25% e 4,50% ao ano.
- LEIA TAMBÉM: Enquanto pacote fiscal decepciona no Brasil, EUA pode usar Bitcoin para frear inflação; entenda
Spiess ressalta que o Fed deve adotar uma postura mais cautelosa a partir de janeiro, aguardando o início do governo Trump e os efeitos de suas medidas econômicas. “O Fed deve fazer uma pausa após esse corte esperado para a próxima semana”.
Ele afirma que isso traz uma dificuldade maior para os ativos brasileiros, já que a diferença entre os juros locais e os praticados nos Estados Unidos será menor que a esperada.
O analista da Empiricus lembra que a economia dos EUA voltou a apresentar sinais de aceleração, o que também justifica essa pausa no corte de juros pelo Fed.
“No mercado de ações norte-americano, acredito que 2025 ainda será um ano positivo. Talvez, no primeiro momento, com o bom desempenho ainda concentrado em grandes nomes. Mas depois a tendência é que isso se espalhe por todo o mercado lá”, disse Spiess.