Economia

Fed deve anunciar redução gradual em novembro, diz ex-membro do banco central

03 set 2021, 10:00 - atualizado em 03 set 2021, 10:00
Federal Reserve
“Esperar até novembro dará às autoridades mais dados sobre a recuperação do mercado de trabalho e o crescimento econômico”, disse (Imagem: REUTERS/Leah Millis)

O Federal Reserve deve anunciar a redução gradual de suas compras de ativos em novembro e iniciar o processo um mês depois, disse o ex-membro do banco central dos Estados Unidos Dennis Lockhart nesta quinta-feira.

Esperar até novembro dará às autoridades mais dados sobre a recuperação do mercado de trabalho e o crescimento econômico, disse Lockhart no Reuters Global Markets Forum (GMF).

Mas Lockhart, que foi presidente do Fed de Atlanta de 2007 a 2017, alertou que “dois próximos meses particularmente ruins” podem adiar esse cronograma.

A reunião de setembro do Fed será a primeira desde o simpósio de Jackson Hole, onde o chair, Jerome Powell, disse somente que a redução poderia ocorrer “neste ano”.

Lockhart acredita que os mercados financeiros devem absorver o processo de redução de estímulos sem muita volatilidade, mas que o Fed deve se preocupar com a agitação persistente do mercado caso ela afete a economia real.

Atualmente membro sênior da Harvard Kennedy School, Lockhart vê a inflação como transitória “por enquanto”.

Essas pressões de preços podem durar até 2022, tornando vital gerenciar as expectativas de inflação, disse ele.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar