Petróleo fecha em alta mesmo com ‘surpresa’ nos estoques nos Estados Unidos
O petróleo conseguiu voltar ao tom positivo e encerrou as negociações em leve alta, mesmo com a ‘surpresa’ nos estoques nos Estados Unidos e a valorização do dólar no mercado internacional.
As tensões geopolíticas no Oriente Médio, principalmente na fronteira entre Israel e o Líbano, continuam no radar dos investidores.
Os contratos mais líquidos dos petróleo Brent, referência para o mercado internacional, com vencimento em setembro, terminaram o dia com avanço de 0,30%, a US$ 84,47 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres.
Já os contratos do petróleo West Texas Intermediate (WTI), para agosto, subiram 0,09%, a US$ 80,90 o barril na New York Mercantile Exchange (Nymex), nos Estados Unidos.
- LEIA MAIS: Ação gringa beneficiada pela alta nos preços do petróleo é recomendada pelo analista Enzo Pacheco, da Empiricus Research; confira esse e outros 9 papéis do portfólio de BDRs
Os estoques de petróleo nos Estados Unidos avançaram 3,591 milhões de barris na semana, a 460,696 milhões de barris, na semana encerrada no dia 21, de acordo com dados do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) do país.
A expectativa era de baixa nos estoques. Os analistas consultados pela Reuters esperavam que a redução fosse de 2,9 milhões de barris na semana.
Além disso, o mercado permanece atento a uma ofensiva israelita no Líbano, com o risco de desencadear um confronto direto com o Irã – membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), e com impactos na oferta de petróleo.
*Com informações de Reuters e CNBC