FBI deve finalizar “estratégia de suporte a criptomoedas” para combater crimes, segundo DOJ dos EUA
Um relatório pelo Gabinete do Inspetor Geral (OIG, na sigla em inglês) do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) pediu que o Departamento Federal de Investigação (FBI) finalize seu trabalho sobre uma estratégia de suporte a criptomoedas, como parte de uma ampla iniciativa de impulsionar sua capacidade em combater atividades da dark web.
As recomendações foram incluídas em um relatório de 58 páginas, parcialmente redigido e publicado no início desta semana.
Basicamente, o OIG do DOJ acredita que o FBI possui uma abordagem insuficiente em relação à dark web e precisa de uma estratégia mais robusta para confrontá-la. Como parte desse processo, o FBI precisa completar uma estratégia focada em criptomoedas, que começou a ser delineada em 2019.
Segundo o relatório (com ênfase do The Block):
Descobrimos que o FBI não mantém uma ampla estratégia para a dark web. Em vez disso, o FBI depende que suas unidades operacionais executem estratégias investigativas da dark web.
Concluímos que essa iniciativa descentralizada poderia ser melhorada por uma ampla abordagem coordenada do FBI contra a dark web, que iria, dentre outras coisas, ajudar a esclarecer as responsabilidades investigativas dentre as unidades operacionais, resultando em abordagens mais eficientes e de custo-benefício para investigar o desenvolvimento e a aquisição de ferramentas, fornecer continuidade estratégica durante períodos de rotatividade e fornecer orientações de coleta de dados de referência que permitirão que o FBI forneça melhores informações sobre seus feitos contra a dark web.
Além disso, o FBI deve completar uma ampla estratégia de suporte a criptomoedas em conjunto com seu desenvolvimento de uma abordagem contra a dark web.
Além disso, o FBI deve assegurar uma integração adequada de dados investigativos da dark web ao sistema existente de resolução de investigações do Departamento.
Basicamente, isso significa solicitar o feedback das divisões do FBI que ainda não enviaram suas orientações à agência sobre as políticas cripto.
Quando o OIG receber confirmações de que a agência “completou o desenvolvimento de uma ampla estratégia sobre criptomoedas”, irá considerar como completa a recomendação.