Empresas

Itaú (ITUB4) desenvolve tecnologia de Pix por aproximação

30 jul 2024, 6:56 - atualizado em 30 jul 2024, 6:56
pix-aproximacao-itaú-itub4
Faz o Pix: Itaú Unibanco (ITUB4) desenvolve tecnologia de Pix por aproximação (Imagem: Divulgação/Itaú Unibanco)

O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou a criação de uma nova tecnologia para pagamentos: o Pix por aproximação. Em parceria com a Rede, a partir de outubro as maquininhas aceitarão a transferência por Pix utilizando a tecnologia NFC.

De acordo com o banco, a inovação, pioneira no mercado de pagamentos brasileiro, é um passo muito importante para “democratizar e ampliar ainda mais o uso do Pix nas transações entre consumidores e empresas”.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado

“O uso do Pix nas compras presenciais nos comércios ainda apresenta desafios de experiência e usabilidade, e desenvolvemos uma ferramenta que permitisse levar a experiência para os mesmos níveis de facilidade e fluidez de quando utilizamos o celular para pagar com cartão de crédito ou débito”, afirma Angelo Russomanno, diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú.

Assim como com os cartões de crédito e débito, o consumidor será capaz de realizar um Pix apenas aproximando o celular da maquininha.

“Além de uma experiência muito fluida e rápida, que acontece em segundos, ele oferece uma camada adicional de proteção com a autenticação”, destaca Mario Miguel, diretor de Pagamentos para Pessoa Física do banco.

De acordo com Miguel, além de rápida a inovação também é segura. O Pix contará com uma autenticação a cada transação com senha ou biometria do pagador, sem a necessidade de entrar no aplicativo do banco.

Dessa forma, o processo é viabilizado pela tecnologia de iniciação de pagamentos sem redirecionamento, que faz parte da agenda de inovação do Open Finance liderada pelo Banco Central.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar