Itaú (ITUB4) desenvolve tecnologia de Pix por aproximação
O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou a criação de uma nova tecnologia para pagamentos: o Pix por aproximação. Em parceria com a Rede, a partir de outubro as maquininhas aceitarão a transferência por Pix utilizando a tecnologia NFC.
De acordo com o banco, a inovação, pioneira no mercado de pagamentos brasileiro, é um passo muito importante para “democratizar e ampliar ainda mais o uso do Pix nas transações entre consumidores e empresas”.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
“O uso do Pix nas compras presenciais nos comércios ainda apresenta desafios de experiência e usabilidade, e desenvolvemos uma ferramenta que permitisse levar a experiência para os mesmos níveis de facilidade e fluidez de quando utilizamos o celular para pagar com cartão de crédito ou débito”, afirma Angelo Russomanno, diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú.
Assim como com os cartões de crédito e débito, o consumidor será capaz de realizar um Pix apenas aproximando o celular da maquininha.
“Além de uma experiência muito fluida e rápida, que acontece em segundos, ele oferece uma camada adicional de proteção com a autenticação”, destaca Mario Miguel, diretor de Pagamentos para Pessoa Física do banco.
De acordo com Miguel, além de rápida a inovação também é segura. O Pix contará com uma autenticação a cada transação com senha ou biometria do pagador, sem a necessidade de entrar no aplicativo do banco.
Dessa forma, o processo é viabilizado pela tecnologia de iniciação de pagamentos sem redirecionamento, que faz parte da agenda de inovação do Open Finance liderada pelo Banco Central.