Faváro reafirma boas práticas da agropecuária brasileira em evento no Uruguai: ‘Não existe compliance melhor do que esse’
![ministro-da-agricultura-carlos-favaro](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2025/02/ministro-da-agricultura-e-pecuaria-carlos-favaro-durante-anuncio-do-plano-de-escoamento-da-safra-20242025.jpg)
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na última quinta-feira (6) de uma reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), no Uruguai. De acordo com o mandatário, o momento foi uma oportunidade para que os países conheçam a legislação brasileira e as práticas dos produtores agropecuários.
“Não existe compliance melhor do que esse (do Brasil). São os parâmetros que queremos estabelecer na negociação sobre a legislação anti-desmatamento da União Europeia. Nós temos a nossa legislação e daremos transparência a essas boas práticas, mas não ampliaremos o que ultrapassa a lei brasileira; a soberania estará em primeiro lugar”, afirmou Fávaro.
- LEIA MAIS: Brasil na mira das tarifas de Trump? Entenda os impactos dessa medida
Na ocasião, o ministro destacou o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e o Programa Agro Brasil + Sustentável, ambos lançados em dezembro de 2024. As ferramentas buscam fortalecer a rastreabilidade e a confiabilidade em toda a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.
Brasil na reunião do CAS
O Conselho Agropecuário do Sul (CAS) foi criado em Brasília no ano de 2003. Trata-se de um fórum ministerial composto por ministros e secretários de Agricultura de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O objetivo é a coordenação de ações e a definição das prioridades da agenda agropecuária regional.
Entre os temas abordados na 59ª reunião do grupo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) destacou a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), seguro agrícola e a COP30, que ocorre no Brasil em novembro deste ano.
De acordo com Fávaro, o Plano Safra 2025-26 está sendo elaborado com o aperfeiçoamento robusto do seguro agrícola e com o uso de ferramentas tecnológicas. O ministro anunciou que o Rio Grande do Sul será o primeiro estado com cobertura total de radares meteorológicos.
“Quando um seguro parametrizado conta com tecnologias disponíveis de previsão climática, ele parametriza o seguro para o produtor. O CAS pode e deve tratar isso como uma prioridade, e o Brasil será sempre um grande parceiro nesse debate para a implementação de um seguro rural mais eficiente para os nossos produtores”, disse.
Sobre a COP30, o ministro afirmou que pretende demonstrar todos os posicionamentos do governo brasileiro para o mundo, por meio de um espaço destinado à agropecuária integrado ao evento.
A comitiva do Mapa na reunião do CAS contou com a presença do secretário-executivo adjunto, Cleber Soares, do secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto, do secretário-adjunto, Marcel Moreira, da chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social, Carla Madeira, e da presidente da Embrapa, Silvia Massruha.
- VEJA TAMBÉM: Como investir em 2025? Simulador de investimentos da EQI indica a alocação ideal para a carteira de acordo com o perfil de investidor