AgroTimes

Fávaro e Lula se reúnem antes de missão do ministro na Ásia

27 out 2023, 15:01 - atualizado em 27 out 2023, 15:01
lula fávaro
Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, embarca nesta sexta para uma série de agendas na Indonésia e na Índia (Foto: Mapa)

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde de quinta-feira (26) para apresentar um balanço da agenda internacional da agropecuária brasileira e as perspectivas da missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no sudeste asiático.

A equipe do Mapa embarca nesta sexta-feira (27) para uma série de agendas bilaterais e de promoção do agronegócio brasileiro na Indonésia e na Índia.

No encontro com o presidente Lula, Fávaro tratou dos programas desenvolvidos serão apresentados às autoridades estrangeiras, como o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, que visa a incorporação de cerca de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade para a intensificação da área de plantio sem avançar sobre áreas preservadas do Brasil.

Com foco na agricultura sustentável, sendo a principal cadeia produtiva do país com potencial de sequestrar carbono, o ministro, que na última quarta-feira debateu o papel da agropecuária brasileira no Acordo do Clima, tema central da COP 28, apresentou as propostas do setor ao presidente.

“Falamos das iniciativas inovadoras nas quais estamos trabalhando, principalmente por meio da Embrapa, que concluiu o trabalho de estruturação para os seus próximos 50 anos, e do posicionamento da agropecuária brasileira diante do mundo, após o intenso trabalho realizado pelo presidente nestes 10 primeiros meses de mandato e os resultados positivos que estamos vivenciando”, comentou Fávaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Setor leiteiro, seguro rural e Plano Safra 23/24

Além disso, Fávaro apresentou ao presidente as primeiras impressões e resultados das ações emergenciais adotadas pelo governo federal em socorro aos produtores brasileiros, como o decreto do Programa Mais Leite Saudável.

Apesar das alterações nos benefícios tributários entrarem em vigor somente no início de 2024, o setor já reagiu com entusiasmo às medidas para conter as importações desleais da cadeia leiteira.

Por fim, o ministro e Lula discutiram a perspectiva de ampliação dos recursos para a Subvenção do Seguro Rural, que pode ter incremento inédito de 50% ainda neste ano, bem como o balanço do Plano Safra 2023/2024.