Fávaro confirma novos recursos do BNDES para o agro após conversa com Haddad
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciará ampliação de recursos ao agronegócio.
“O BNDES está preparando anúncios. No dia 2, deverá ter algum anúncio. Medidas estruturantes virão depois do levantamento da equipe econômica de endividamento do setor e custos”, disse nesta terça-feira (30).
A fala do ministro aconteceu após conversa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, onde foi discutido medidas emergenciais para o setor, com uma possível renegociação dos financiamentos do Plano Safra 2023/24.
- Vale (VALE3) vai reagir? Dados de produção agradam, mas ruídos sobre sucessão não cessam: O que fazer com os papéis da mineradora agora? Confira recomendação do analista Fernando Ferrer no Giro do Mercado desta terça-feira (30):
Fávaro se reunirá com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, na próxima sexta-feira (2), no Rio de Janeiro. Há expectativa, de acordo com o Broadcast Agro, de que o BNDES anuncie novo aporte de R$ 4 bilhões para financiamento de investimentos agropecuários dentro da linha BNDES Crédito Rural, com custo fixo em dólares americanos (TFBD).
Estive com o ministro da Fazenda, @Haddad_Fernando , apresentando o cenário da agropecuária brasileira. Juntos, vamos trabalhar as propostas para o setor. pic.twitter.com/P70lXKdzSS
— Carlos Fávaro (@Carloshbfavaro) January 30, 2024
O banco deve criar também uma linha dolarizada para custeio agropecuário, com recursos voltados diretamente a produtores afetados pela quebra de safra ou a revendas para refinanciarem o custeio.
*Com Estadão Conteúdo