Faturamento no e-commerce pode crescer 16% em 2019, diz ABComm
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o faturamento das vendas no e-commerce chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% frente a 2018.
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Maurício Salvador, presidente da associação, diz que os empresários estão mais otimistas e a confiança do consumidor parece ter crescido, o que reforça a estimativa de alta para o comércio online. “Percebemos uma retomada expressiva das vendas online já no último trimestre do ano passado, especialmente durante a Black Friday e nas vendas de Natal. Livre dos eventos observados em 2018, vemos com bons olhos o desempenho para este ano”, comenta.
O tíquete médio deve ficar em R$ 301, com 265 milhões pedidos efetuados. O número de lojas virtuais deve chegar em 87 mil, com destaque para as micro e pequenas empresas, que terão uma participação maior na receita, de 29%. A fatia dos marketplaces também deve crescer, subindo de 31% em 2018 para 35% neste ano.
Segundo a ABComm, os dispositivos móveis continuarão sendo alvo de atenção das lojas virtuais. Espera-se que 33% das vendas efetuadas por consumidores ocorra com o uso de smartphones e tablets.