BusinessTimes

Faturamento de franquias cresce mais de 7% e chega a R$ 174,8 bilhões em 2018

06 mar 2019, 16:57 - atualizado em 06 mar 2019, 17:20
(Divulgação/Redes Sociais)

O faturamento das redes de franquias manteve sua trajetória de crescimento e fechou o ano de 2018 com variação positiva de 7,1%, segundo dados do balanço consolidado da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O aumento da confiança dos franquiados, a retomada da expansão econômica brasileira e os investimentos em inovação e tecnologia foram determinantes para que o setor fechasse em R$ 174,8 bilhões ante os R$ 163,3 bilhões do ano passado.

Acompanhe o Money Times no Instagram!

Apenas para investidores: melhores small caps reveladas

O número de redes de franquia também aumentou, ainda que não de maneira tão expressiva quanto a receita total: a alta foi de 1,1%, passando de 2.845 marcas para 2.877.

Com o desenvolvimento de novos modelos de negócio, as unidades aumentaram no ano passado, passando de 146.134 para 153.704, o que corresponde a um crescimento de 5,2%. Novas vagas de trabalho foram abertas, tanto intermitentes quanto temporárias, com o mercado apresentando alta de 8,8% no número de empregos.

Segmentos

Os segmentos que mais faturaram em 2018 foram “Alimentação” com R$ 45,8 bilhões, “Saúde, Beleza e Bem-Estar”, com R$ 31,9 bilhões, e “Serviços e Outros Negócios”, com R$ 24,9 bilhões.

Em termos de variação, no entanto, “Entretenimento e Lazer” e “Hotelaria e Turismo” foram os principais segmentos da análise, apresentando elevações de 12,7% e 12,3%, respectivamente.