Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Varejo: Abril tem menor crescimento das vendas em um ano, aponta índice Cielo

Gustavo Kahil - 15/05/2019 - 10:28
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas efetivamente realizadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 7,2% (Marcos Oliveira/Agência Senado)

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no varejo brasileiro cresceram 1,9% em abril, descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostra um comunicado revelado nesta quarta-feira (15).

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas efetivamente realizadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 7,2%.

Índice Cielo

“O calendário afetou positivamente o resultado do mês. Na Páscoa, as vendas fortes que antecederam o feriado compensaram a sexta-feira Santa mais fraca e o benefício do calendário ocorreu devido à troca de dias. Houve uma terça-feira a mais e um domingo – dia fraco para o comércio varejista – a menos que em abril de 2018”, indica o comunicado.

Continua depois da publicidade

Ao ajustar o ICVA deflacionado para o calendário, observa-se alta de 0,8% nas vendas em relação a abril do ano passado. O ICVA nominal, por sua vez, registrou alta de 6,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Isso mostrou uma  desaceleração no aumento das vendas em comparação com março, tanto no cenário em que a inflação
é descontada quanto no cenário em que não é levada em consideração.

“Abril apresentou o ritmo de crescimento mais baixo dos últimos 12 meses. Diferente da trajetória verificada em 2018, na qual a aceleração das vendas era constante, temos percebido um movimento mais lento em 2019. ”, afirma Gabriel Mariotto, diretor de inteligência da Cielo.

Índice Cielo

Leia mais sobre: Cielo, Economia, Varejo

Última atualização por Gustavo Kahil - 15/05/2019 - 10:28