Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Títulos públicos de longo prazo têm os maiores retornos de janeiro

Diana Cheng - 12/02/2019 - 19:24

Os títulos públicos de longo prazo tiveram em janeiro as melhores rentabilidades, segundo dados do Boletim de Renda Fixa, divulgado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) nesta terça-feira (12).

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

O IMA-B5+, que acompanha carteiras de NTN-Bs com vencimentos acima de cinco anos, apresentou retorno de 6,6%, enquanto o IRF-M1+, que indica a variação dos títulos prefixados com prazos acima de um ano, e o IMA Geral, que reflete a média dos papéis públicos em mercado, registraram rentabilidades de, respectivamente, 1,7% e 1,9%.

“A alta nos papéis de maiores vencimentos mostra o otimismo do mercado com a possibilidade de aprovação das reformas econômicas nos próximos meses”, afirma Hilton Notini, gerente de Preços e Índices da entidade. “Esse movimento é visto como uma oportunidade de impacto positivo na sustentabilidade fiscal do país no longo prazo”.

Os títulos de curto prazo apresentaram variações inferiores. O IMA-B, que reproduz as carteiras de NTN-Bs até cinco anos, obteve rentabilidade de 1,5% no último mês. Os demais – IRF-M1, que reflete os títulos prefixados de até um ano, e IMA-S, que agrega o menor risco ao acompanhar as Letras Financeiras do Tesouro em mercado – tiveram resultados de 0,6% e 0,5%, respectivamente.

O IDA-Geral, que apresenta a média dos subíndices, fechou janeiro com 1,1%. O IDA IPCA Infraestrutura, que reflete as debêntures incentivadas, variou um pouco mais, 2%, e o IDA IPCA ex-Infraestrutura, que acompanha as demais debêntures indexadas ao IPCA, registrou alta de 1,5%.

Última atualização por Gustavo Kahil - 12/02/2019 - 19:24