Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Plenário envia para CCJ projeto que obriga preso a arcar com custos da prisão

Agência Senado - 15/07/2019 - 13:11
Projeto estava pronto para votação no Senado, mas políticos decidiram reenvia-lo para a CCJ(Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O projeto que prevê o pagamento pelos presos dos custos do Estado com o próprio encarceramento (PLS 580/2015) estava pronto para votação em Plenário, porém os senadores decidiram, na última semana de trabalhos legislativos de julho, enviá-lo para reexame na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O relatório atual, da senadora Soraya Thronicke (PSL-SP), estabelece o pagamento por presos que têm condições financeiras e limita a 25% o desconto no salário dos que trabalham. Já os presos provisórios terão os recursos devolvidos caso sejam absolvidos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Mas aqueles que se recusarem a pagar terão os nomes inscritos na dívida ativa. Segundo Soraya, os presos hipossuficientes (sem condições financeiras) não terão que ressarcir o Estado. O senador Humberto Costa (PT-PE) cobrou ações que assegurem aos detentos oportunidades de trabalho durante o cumprimento da pena. Depois de aprovado pela Câmara dos Deputados, caberá ao Ministério da Justiça definir a forma de pagamento e os valores do ressarcimento.

Última atualização por Bruno Andrade - 15/07/2019 - 13:11