Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Petrobras cria plano para retornar à elite mundial e “maximizar valor” para o Brasil

Gustavo Kahil - 09/03/2019 - 9:05
Para “maximizar valor para os acionistas e para o Brasil”, a Petrobras traçou ações adicionais ao plano de negócios (Imagem: Petrobras)

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou um “plano de resiliência” que propõe consolidar bases para que possa retornar à elite corporativa mundial.

Petrobras fica a um passo do grau de investimento

Apenas para investidores: melhores small caps reveladas

Continua depois da publicidade

O documento, divulgado na noite de sexta-feira (9), lembra que duas das principais agências de classificação de risco do mundo, Fitch e S&P, recentemente elevaram o rating da estatal para um nível abaixo do grau de investimento.

Para “maximizar valor para os acionistas e para o Brasil”, a Petrobras traçou ações adicionais ao plano de negócios atual, que vai de 2019 até 2023. São “três alavancas de valor”.

1 – Vendas de ativos

Ampliação do programa de desinvestimentos, com a inclusão de mais campos maduros de petróleo e gás terrestres e em águas rasas, ativos de midstream e downstream. “Vale notar que o ajuste não contempla ainda a revisão do pacote de desinvestimento de refinarias, ainda em estudo”, mostra a nota.

Os desinvestimentos de ativos em que a Petrobras não é dona natural contribui para melhorar a alocação do capital aumentando consequentemente a geração de valor, aponta a empresa. “Simultaneamente, viabilizam a redução do endividamento e do custo de capital”, ressalta.

2 – Corte de custos

A segunda alavanca compreende diminuição de gastos operacionais gerenciáveis estimada em US$ 8,1 bilhões (6,6%) relativamente ao valor total de US$ 122, 6 bilhões orçado no plano de negócios.

Petrobras
Empresa quer realocar recursos para usos mais produtivos (Imagem: Petrobras)

A companhia anunciará em breve um programa de desligamento voluntário – e de despesas discricionárias, como publicidade, patrocínios e outros, e economias derivadas da otimização do uso de prédios administrativos são as principais fontes da redução de custos.

A companhia também disse que irá continuar a explorar oportunidades de cortes adicionais de custos através de
mudança de processos e transformação digital.

3 – Excesso de capital

A Petrobras também afirmou estar trabalhando para a liberação do excesso de capital estacionado nas disponibilidades de caixa, o que permite sua realocação para usos mais produtivos.

Leia mais sobre: Economia, Empresas, Instagram, Petrobras

Última atualização por Gustavo Kahil - 09/03/2019 - 9:32