Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibope divulga íntegra da última pesquisa eleitoral

Gustavo Kahil - 16/10/2018 - 17:51

O Ibope divulgou nesta terça-feira (16) a íntegra da sua pesquisa eleitoral divulgada ontem, que mostrou Jair Bolsonaro (PSL) com 59% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT) com 41% na disputa para o segundo turno. Os dados completos, por segmentos, trazem reflexões interessantes sobre o cenário e ajudam a entender com mais clareza a disputa.

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) – Fernando Frazão/Agência Brasil

Bolsonaro, por exemplo, se destaca entre os evangélicos (66%); entre os eleitores do Sul do Brasil, onde suas intenções de voto vão a 62%; entre os que se autodeclaram brancos (60%); atinge 59% entre eleitores do Norte/Centro-Oeste; 58% entre quem reside no Sudeste, mesmo percentual que alcança entre os homens e chega a 55% entre quem tem de 25 a 34 anos.

Ainda, é possível observar que as intenções de voto crescem conforme o grau de escolaridade do entrevistado (tem 41% entre quem tem até a 4ª série do Ensino Fundamental e chega a 57% entre os mais escolarizados) e também quanto maior é a renda familiar mensal, indo de 38% entre os que possuem renda familiar mensal até 1 salário mínimo para 65% entre os mais ricos.

(Rovena Rosa/Agência Brasil)

Haddad, por sua vez, alcança 57% entre os eleitores nordestinos; suas menções crescem quanto menor for a renda familiar do entrevistado (tem 53% entre os mais pobres e 25% entre o eleitorado mais rico) e também quanto menor for a escolaridade (vai de 52% das menções entre os menos escolarizados para 30% entre os que possuem ensino superior).

Vale destacar também um melhor desempenho do candidato entre: católicos (42%); pretos/pardos autodeclarados (41%); entre mulheres, entre eleitores que residem em municípios da periferia e aqueles com até 50 mil habitantes (40% em cada um dos segmentos).

Na quarta-feira (17), é a vez do Instituto Paraná – Empiricus e da IPSOS Brasil divulgarem as suas pesquisas. O Datafolha deve publicar na quinta-feira (18).

Veja a íntegra:

Últimas Notícias