Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Guedes avalia taxação de dividendos e critica oligopólio do sistema bancário

Bruno Andrade - 05/06/2019 - 10:29
“São cinco, são seis. Duzentos milhões de brasileiros precisando pegar dinheiro e cinco bancos, seis bancos”, afirmou Guedes

O ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou nesta última terça-feira (4) que o governo é favorável a uma possível tributação sobre dividendos.

A declaração ocorreu durante a sessão da Comissão de Finanças e tributação da Câmara dos Deputados, na qual o ministro também criticou os altos lucros dos bancos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

“Lucro de bancos é alto mesmo, é muito alto. Sabe porquê? São cinco, são seis. Duzentos milhões de brasileiros precisando pegar dinheiro e cinco bancos, seis bancos. Por isso que eu digo, precisamos de competição, a competição é boa”, disse Guedes.

Guedes também criticou a pouca concorrência em outros setores da economia brasileira. “Tem quatro bancos, tem um produtor de petróleo, tem duas refinadoras, tem uma distribuidora, tudo no Brasil está cartelizado. Nós precisamos botar competição nesse sistema”, relatou.

Para tentar romper com a falta de competitividade, o ministro anunciou que, em conversa com o presidente do Banco Central, houve a proposta de criar o ESC (Empresa Simples de Crédito). O programa levará dinheiro “barato” aos credores e permitirá operações com recursos de terceiros. Desse modo, o ministro propõe a quebra da pouca competitividade.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 05/06/2019 - 10:51