Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Canadá determina liberdade condicional de CFO da Huawei

Valter Outeiro da Silveira - 12/12/2018 - 8:22

A justiça do Canadá determinou nesta quarta-feira (12) a liberdade condicional da CFO (Chief Financial Officer) da Huawei, Meng Wanzhou, via pagamento de fiança de US$ 7,5 milhões. A prisão da executiva acentuou a crise existente entre os governos de China e EUA, que no momento vivenciam uma das piores crises desta década, pela guerra comercial corrente.

Meng foi detida no dia primeiro de dezembro deste ano pelas autoridades canadenses no aeroporto de Vancouver, com a acusação de que sua empresa, a Huawei, enganou instituições financeiras internacionais sobre transações com o Irã, em meio as sanções vigentes contra o país islâmico.

Toma lá da cá

A decisão da corte canadense foi tomada horas após Michael Kovrig, ex-diplomata que trabalha atualmente na organização não-governamental ICG (International Crisis Group), ter sido detido em Pequim.

Na última segunda-feira (10), a justiça chinesa determinou suspensão preliminar no comércio de alguns modelos antigos de iPhone, da Apple, tendo em vista a violação de duas patentes pela companhia norte-americana.

Leia mais sobre: China, EUA, Huawei, Internacional

Última atualização por Gustavo Kahil - 12/12/2018 - 8:28