Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Brasil teve mais uma década perdida, diz pesquisa

Diana Cheng - 25/03/2019 - 16:20
Desempenho da década atual deverá ser ainda pior do que o da década de 1980, também conhecida como a “década perdida” (Pixabay)

A década de 2011-20 provavelmente será a pior dos últimos 120 anos em termos de crescimento econômico, segundo artigo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Com base em informações da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, estima-se que o desempenho seja ainda pior do que o da década de 1980, também conhecida como a “década perdida”, quando o crescimento médio do PIB era de 1,6% ao ano.

Ibovespa pode ter 2 estreantes em abril; Taurus entra no IBrX 100

Algo parecido com o que aconteceu no último ciclo de alta da Bolsa está prestes a se repetir. Veja como é possível ganhar ate +2.691% com estes ativos

Continua depois da publicidade

A média do crescimento do PIB no Brasil entre 2011 e 2018 foi de 0,5% a.a contra 1,6% da década de 1980. Sobre o PIB per capita, a média chega no negativo, -0,3% a.a, igualando-se ao percentual médio de 1981-90. Segundo a secretaria, esse cenário é fruto do crescimento da dívida pública e, por consequência, do aumento dos desequilíbrios na economia.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Para que a década atual não se torne a pior, seria preciso que o PIB brasileiro subisse 5,7% em 2019 e 2020, feito bastante improvável na visão dos analistas.

“Para que o PIB per capita volte a crescer de maneira sustentável, é necessário que as reformas estruturais ocorram”, explica a secretaria. Por isso, há uma grande expectativa em torno da reforma da Previdência. “A Nova Previdência é condição necessária para o equilíbrio fiscal de longo prazo da economia, melhorando o ambiente de investimento e evitando uma nova década perdida”, completa.

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você