Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Black Friday e melhora da confiança impulsionaram crescimento do varejo em novembro, diz ACSP

Diana Cheng - 15/01/2019 - 18:55
Marcelo Camargo/Agência Brasil/EBC/Agência Brasil

A alta de 4,4% nas vendas do varejo nacional em novembro de 2018 foi puxada pela Black Friday e pelo aumento da confiança do consumidor. É o que diz Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Burti ainda chama a atenção para o crescimento do ramo de artigos de uso pessoal e doméstico: “Isso mostra que, embora a data comercial seja muito relacionada à venda de produtos eletrônicos pela internet, no varejo físico, a predominância é de produtos de menor valor, como panela, ferro de passar e utilidades domésticas”, comenta.

Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado

Continua depois da publicidade

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

O segmento de tecidos, vestuário e calçados também se destacou, crescendo 4,8%. O motivo é pela chegada da moda primavera-verão e pelo aumento das temperaturas em boa parte do Brasil.

Sobre a confiança do consumidor brasileiro no mês, o presidente da associação explica que o comportamento é típico do período pós-eleitoral. “Passada a incerteza da eleição, o consumidor que estava postergando compras, por não saber exatamente o rumo do país, ficou mais à vontade, inclusive para comprar a prazo”.

O Índice Nacional de Confiança da ACSP subiu quatro pontos em dezembro.

Última atualização por Gustavo Kahil - 15/01/2019 - 18:55