BusinessTimes

Farmácias sentem efeitos da recessão de forma tardia, diz Valor

22 maio 2018, 11:01 - atualizado em 22 maio 2018, 11:01

Por Investing.com – A edição desta terça-feira (22) do Valor Econômico destaca que as redes de farmácias estão sentindo só agora o efeito da recessão brasileira. A reportagem cita o caso da Pague Menos, que não cresceu em março, ao passo que a Raia Drogasil (RADL3), apesar de crescer acima do mercado, vêm perdendo ritmo desde o desde o terceiro trimestre do ano passado.

No início desta terça-feira, as ações da Raia Drogasil operam com ganhos de 1,49% a R$ 66,07, sendo que desde o começo do ano as ações perdendo 28,03%.

A publicação atribui a lentidão para a retomada do crescimento e a persistência de altas taxas de desemprego como fatores que afetam o setor, assim como o aumento significativo do consumo de genéricos, que cresceram 16% de janeiro a abril, contra 11,5% para medicamentos em geral. Isso, de acordo com o Valor, reduz o ticket médio de compra e pressiona preços, prejudicando a rentabilidade das empresas.

O jornal também citou o fraco desempenho das vendas de cosméticos e produtos de higiene e beleza nas farmácias como fator catalisador para esse momento ruim das empresas do segmento.

investing@moneytimes.com.br