Fantasma das quartas de final segue assombrando a Seleção Brasileira, eliminada pela Croácia da Copa do Mundo 2022
Foram nos pênaltis que o sonho do hexacampeonato brasileiro em 2022 acabou. Rodrygo e Marquinhos perderam os gols e a Croácia eliminou a seleção brasileira da Copa do Mundo.
Com o encerramento do período regular do jogo em 0 x 0, a partida foi para a prorrogação, em que, já nos acréscimos do primeiro tempo, a esperança pelo hexa se acendeu, com golaço de Neymar. Com a marca, o camisa 10 da seleção brasileira iguala Pelé como maior artilheiro, com 77 gols, conforme a contagem da Fifa.
Porém, no segundo tempo, a Croácia empatou o placar e a decisão nos pênaltis foi decretada.
Rodrygo foi o primeiro a bater, chute defendido pelo goleiro da Croácia. A seleção croata marcou 4 gols de penâlti e o chute de Marquinhos na trave encerrou as cobranças por 4×2.
Segundo tempo de Brasil x Croácia
O segundo tempo foi puxado para a seleção brasileira. Após 45 minutos de jogo e 4 de acréscimo, o placar fechou no 0 x 0 contra a Croácia, forçando a prorrogação.
No período, dois cartões amarelos foram marcados para a seleção brasileira, um para Casemiro e outro para Marquinhos. Para o segundo tempo, Tite apostou na entrada de Antony no lugar de Raphinha, Rodrygo no lugar de Vini Jr. e Pedro no lugar de Richarlison.
Ao longo do jogo, o goleiro da Croácia foi destaque, com as defesas das melhores chances do Brasil, como em tentativas de Paquetá e Neymar.
Fantasma das quartas de final na Copa do Mundo
Desde a conquista do pentacampeonato, com exceção da memorável derrota por 7×1 para a Alemanha nas semifinais em 2014, o Brasil saiu do campeonato nas quartas de final. A derrota do Brasil para a Croácia aumenta a assombração sobre o Brasil.
- 2006: Brasil e França – 1×0 nas quartas de final
- 2010: Brasil e Holanda – 2×1 nas quartas de final
- 2018: Brasil e Bélgica – 2×1 nas quartas de final
- 2022: Brasil e Croácia – 4×2 na cobrança de pênaltis nas quartas de final