Famoso fundo árabe cresce os olhos para o Brasil e planeja investir bilhões de dólares
A Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos do fundo soberano de Abu Dhabi, vê boas perspectivas para o Brasil e planeja investir mais de US$ 1 bilhão por ano no país.
O fundo avalia que o Brasil é o mais atraente investimento na América do Sul, muito por conta da maior estabilidade que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstra.
“O PIB está crescendo mais do que o esperado e temos visto estabilidade política desde que a nova administração assumiu”, disse Oscar Fahlgren, presidente da empresa de investimento no Brasil, em entrevista à Bloomberg. “O clima na comunidade internacional ficou mais favorável ao Brasil.”
A Mubadala quer expandir sua participação nas refinarias de petróleo, concessões públicas e empresas brasileiras. Atualmente, a empresa já tem no portfólio a produtora de etanol Atvos e a concessão rodoviária no estado de São Paulo.
Além disso, é dona também da Acelen, empresa criada para realizar a operação da refinaria de Mataripe, comprada da Petrobras.
- ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? Veja as principais recomendações dos analistas da Empiricus Research nesta entrevista completa:
Quais são os planos da Mubadala Capital?
O presidente da empresa destaca também que a entrada dos Emirados Árabes no Brics a partir do ano que vem pode aproximar os países, trazendo maiores oportunidades ao Brasil.
Ainda com muitos bilhões a serem investidos – cerca de US$ 20 bilhões – os planos da empresa passam por investimentos no varejo, principalmente as empresas com dificuldades, desenvolvimento de uma nova bolsa de valores para competir com a B3, ou até uma liga de futebol no Brasil.