Finanças Pessoais

Família brasileira economiza mais na pandemia, diz Banco Inter

14 ago 2020, 11:00 - atualizado em 14 ago 2020, 11:00
Muitos orçamentos familiares também foram reforçados por ajudas do governo para trabalhadores informais (Imagem: Pixabay)

Os níveis de poupança das famílias brasileiras subiram na resposta inicial ao surto de coronavírus, o que pode beneficiar ainda mais a recuperação econômica do país, segundo o Banco Inter.

De acordo com estudo exclusivo da equipe econômica do banco, durante a pandemia as despesas da família média brasileira caíram mais do que a renda perdida devido ao desemprego.

Com a liberação de liquidez sem precedentes, as famílias aumentaram o nível de poupança em mais de R$ 100 bilhões em três meses e elevaram investimentos em renda fixa e ações: aplicações em fundos de investimento totalizaram R$ 16 bilhões no período, segundo o relatório.

Muitos orçamentos familiares também foram reforçados por ajudas do governo para trabalhadores informais.

Com a reabertura da economia, esse aumento de liquidez poderia impulsionar a demanda e, no curto prazo, permitir uma recuperação econômica mais forte.

Ao mesmo tempo, a taxa básica de juros em mínima histórica também fornecerá estímulo para ganhos de investimento de longo prazo.

Além disso, o estímulo monetário pode ser estendido por um período mais longo, já que a queda da demanda causada pela pandemia de coronavírus deve manter a inflação sob controle por um tempo, segundo o relatório do Banco Inter.

Confira o estudo completo:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar