Família brasileira economiza mais na pandemia, diz Banco Inter
Os níveis de poupança das famílias brasileiras subiram na resposta inicial ao surto de coronavírus, o que pode beneficiar ainda mais a recuperação econômica do país, segundo o Banco Inter.
De acordo com estudo exclusivo da equipe econômica do banco, durante a pandemia as despesas da família média brasileira caíram mais do que a renda perdida devido ao desemprego.
Com a liberação de liquidez sem precedentes, as famílias aumentaram o nível de poupança em mais de R$ 100 bilhões em três meses e elevaram investimentos em renda fixa e ações: aplicações em fundos de investimento totalizaram R$ 16 bilhões no período, segundo o relatório.
Muitos orçamentos familiares também foram reforçados por ajudas do governo para trabalhadores informais.
Com a reabertura da economia, esse aumento de liquidez poderia impulsionar a demanda e, no curto prazo, permitir uma recuperação econômica mais forte.
Ao mesmo tempo, a taxa básica de juros em mínima histórica também fornecerá estímulo para ganhos de investimento de longo prazo.
Além disso, o estímulo monetário pode ser estendido por um período mais longo, já que a queda da demanda causada pela pandemia de coronavírus deve manter a inflação sob controle por um tempo, segundo o relatório do Banco Inter.
Confira o estudo completo: