Falsa restituição do Imposto de Renda: Receita Federal alerta para golpes
Nesta sexta-feira (19), foi divulgado comunicado da Receita Federal alertando sobre sites que prometem a antecipação da restituição do imposto de renda.
“Algumas empresas, utilizando-se da boa-fé das pessoas, prometem vantagens incríveis para os contribuintes a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais. Em alguns casos, requerem até o pagamento de taxas a fim de ‘acelerar’ determinado procedimento. Esteja atento, isso não é real e pode ser até ilegal”, diz o comunicado.
O órgão reitera ainda que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais e fiscais.
- Quem tem medo do Leão?
O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Restituição do imposto de renda
A restituição do Imposto de Renda 2023 (DIRPF) começa no dia 31 de maio, mesma data do prazo final da declaração. Aqueles que, ao final do processo, recebem a mensagem “imposto a restituir”, têm direito.
A Receita Federal define as datas do pagamento da restituição do IR de forma prioritária, sendo a ordem:
- acima de 80 anos;
- acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
- demais.
Em caso de empate nos critérios, quem entregou a declaração primeiro tem prioridade, segundo a Receita.
Para consultar a restituição de IR, basta acessar o serviço Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).
O valor é corrigido pela taxa Selic a partir de maio e vai até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.
Confira o calendário:
- 31/5 – Primeiro lote
- 30/6 – Segundo lote
- 31/7 – Terceiro lote
- 31/8 – Quarto lote
- 29/9 – Quinto e último lote
* Com Giovana Leal