Falhas na votação foram erros do eleitor, afirma Justiça Eleitoral
Após o primeiro turno da eleição, circularam pelas redes sociais relatos de problemas na urna eletrônica, durante a votação. Uma das reclamações mais comuns foi a de que a foto do candidato a presidente não apareceu. Outra dúvida era se a votação foi ou não concluída.
A Simone Costa de Araújo, supervisora da 14ª zona do Distrito Federal, conta que alguns eleitores reclamaram.
O Tribunal Regional Eleitoral (TSE) confirmou as reclamações sobre a falta da foto do candidato. A pesquisa interna do tribunal revelou que cerca de 18 mil eleitores no Distrito Federal tentaram votar para presidente no campo destinado ao voto do governador.
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER GRATUITA
A justiça chegou a esta conclusão porque essas pessoas digitaram, no campo destinado ao governador, um número de candidato a presidente. Como não tinha político com o mesmo número disputado o cargo ao governo do DF, os votos acabaram anulados.
O assessor do TRE-DF, Fernando Velloso, explica como o eleitor pode se certificar que o voto foi computado.
Fernando aconselha que o eleitor verifique a foto antes de apertar a tecla confirma. Sobre a dúvida em relação ao barulho que a urna faz ao final da votação, o TSE informou que nenhuma reclamação oficial neste sentido chegou até o tribunal.