BusinessTimes

Falha em programa de auxílio a microempresas nos EUA provoca duplo pagamento

06 jun 2020, 9:00 - atualizado em 02 jun 2020, 20:07
EUA
O erro foi causado por um ponto cego no sistema de processamento de empréstimos, que não conseguiu ver quando alguns mutuários enviavam solicitações várias vezes (Imagem: Reuters/Joshua Roberts)

Um problema técnico em um sistema do governo dos Estados Unidos fez com que muitos microempreendedores recebessem empréstimos duas ou mais vezes de um programa federal de ajuda a empresas prejudicadas pela pandemia de Covid-19, disseram quase uma dúzia de pessoas com conhecimento do assunto.

O dinheiro entregue por engano pode chegar a centenas de milhões de dólares que o governo e os credores – que concederam os empréstimos – vêm tentando identificar e recuperar nas últimas semanas, disse uma das pessoas informadas sobre o assunto.

O problema técnico e a escala dos depósitos duplicados feitos no âmbito do programa “Paycheck Protection Program” (PPP) de US$ 660 bilhões, não haviam sido relatados anteriormente.

Esse é o problema mais recente a surgir com o enorme programa, projetado para manter vivas empresas abaladas pelo novo coronavírus, bem como o emprego de funcionários.

O erro foi causado por um ponto cego no sistema de processamento de empréstimos, que não conseguiu ver quando alguns mutuários enviavam solicitações várias vezes, normalmente com vários credores diferentes, disseram três das fontes.

As informações fornecidas pelas fontes, que incluem executivos da indústria e tomadores de empréstimos, além de publicações no Reddit, sugerem que pelo menos 1.020 depósitos duplicados foram emitidos.

Embora essa seja uma pequena fração dos fundos desembolsados no âmbito do imenso programa, pode chegar a 116 milhões de dólares com base no tamanho médio dos empréstimos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar