BusinessTimes

Falência do SVB expõe vulnerabilidade de IPOs recentes nos EUA

13 mar 2023, 14:51 - atualizado em 13 mar 2023, 14:51
SVB
O SVB cresceu em ritmo acelerado em parte por atender startups que eram muito pequenas ou não lucrativas para trabalhar com bancos maiores, acrescentou Gordon (Imagem: REUTERS/Michaela Vatcheva)

Ofertas iniciais de ações recentes enfrentam novo escrutínio de investidores preocupados com o colapso do SVB Financial Group, que era o principal financiador de startups.

“Todas estão tentando encontrar um novo banco”, disse Erik Gordon, professor da Escola de Negócios Ross, da Universidade de Michigan. “Muitas das empresas menores e desconhecidas terão que conseguir um novo banco que se sinta confortável com elas como cliente – um cliente que possa ter fluxo de caixa negativo, geralmente não é o mais desejável.”

  • Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Traders têm contatado analistas de “sell-side” com perguntas sobre o impacto da situação nos IPOs de 2021 em particular, escreveu Michael Turrin, do Wells Fargo, em nota nesta segunda-feira. Embora 2021 seja o último ano de atividade significativa de IPOs, todas as listagens recentes estão sujeitas ao mesmo escrutínio, disse Gordon.

Este é um novo golpe para um grupo de ações negociadas 42% abaixo de seus preços de oferta, em média, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Esse fraco desempenho afeta a capacidade dessas empresas de levantar capital, porque os conselhos corporativos estão menos inclinados a vender ações com “valuations” tão deprimidos.

O SVB cresceu em ritmo acelerado em parte por atender startups que eram muito pequenas ou não lucrativas para trabalhar com bancos maiores, acrescentou Gordon. Por esse motivo, a incerteza em torno de empresas que abriram o capital recentemente deve persistir, mesmo com o apoio de reguladores aos depósitos, escreveu Turrin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vulnerabilidades

“Embora não vejamos evidências de nenhum risco significativo de balanço/liquidez vinculado à exposição ao SVB, notamos que algumas dessas empresas são potencialmente mais vulneráveis devido à menor escala, saldos de caixa menores e desempenho de ações desafiado desde a abertura do capital”, escreveu.

Os exemplos mais notáveis do universo de cobertura do Wells Fargo são as desenvolvedoras de plataformas de software Blend Labs e WalkMe, acrescenta a nota.

No entanto, o porta-voz da Blend, Bryan Michaleski, questionou a precisão dessa previsão.

“A Blend não tem nenhuma afiliação ou exposição direta ao SVB”, disse em entrevista. “A Blend trabalha com uma rede diversificada de parceiros bancários para garantir que nossos negócios permaneçam resilientes.”

A ação da Blend se desvalorizou 5,4% desde o anúncio do SVB na quarta-feira, mais do que o índice Nasdaq Composite. Os papéis da empresa caíram mais de 90% em relação ao preço do IPO de julho de 2021. Tim Mayopoulos foi nomeado CEO do banco-ponte que atenderá aos clientes do SVB, anunciaram reguladores na segunda-feira.

Em comunicado no sábado, a WalkMe disse que uma pequena parte de seu caixa está depositada no Silicon Valley Bank, mas que a exposição não é significativa. A ação da WalkMe caiu cerca de 70% em relação ao preço de seu IPO, em junho de 2021, o que inclui perdas de 13% desde quarta-feira. A empresa não respondeu a um pedido de comentário.

A fragilidade dos IPOs de 2021 foi o principal fator por trás de uma desaceleração histórica nas novas listagens no ano passado. As novas ações mostraram desempenho inferior ao do mercado em geral durante a onda vendedora, pois taxas de juros mais altas pesaram sobre as narrativas de crescimento.