Mercados

Falas do PT agradam e Petrobras (PETR4) dispara 4%

24 nov 2022, 14:46 - atualizado em 24 nov 2022, 14:46
Jean Paul Prates
“Política de preços não é da Petrobras, é do governo”, afirmou Jean Prtates (Imagem: Agência Senado)

As ações preferencias da Petrobras (PETR4) disparavam 4,22% no Ibovespa por volta das 14h15 desta quinta-feira (24), após fala do Senador do PT, Jean Paul Prates, sobre a política de preços da estatal.

“O movimento está associado a entrevista dada pelo senador Prates, dando a entender que possíveis mudanças na empresa serão positivas e que não vai ocorrer ingerência na gestão da empresa”, aponta Pedro Galdi, analista da Mirae Asset.

Em conversa com a imprensa ao chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Prates disse que a política de preços para combustíveis no país é uma decisão de governo, e não da petroleira.

“Política de preços não é da Petrobras, é do governo”, afirmou.

Questionado ainda se a nova política de preços vai compensar o aumento de tributos federais no começo do ano, o senador afirmou que a ideia é “tentar trabalhar para isso”, sem dar mais detalhes.

Prates reforçou que quem irá definir as ferramentas e mecanismos para definição de preços no Brasil, como a eventualidade de se ter um “colchão” para amenizar as altas nos preços da gasolina e preços de referência para o setor, é o governo.

“A Petrobras vai fazer a política de preços dela, para o cliente dela, o volume a qualidade. Quem vai dar a política de preços no geral para o Brasil, se vai ter colchão de amortecimento, conta de estabilização ou preço de referência – sem congelamento ou ato forte interventivo – é o governo brasileiro”, afirmou o senador. “O governo é uma coisa e a Petrobras é outra”, disse.

* Com Estadão

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.