BusinessTimes

Fabricante de chás do Vietnã quer se tornar nova Red Bull

15 out 2019, 7:57 - atualizado em 15 out 2019, 7:57
Tran Qui Thanh Tan Hiep Phat Beverage Group Empresas Bebidas Vietnã
A THP está aberta a fusões e aquisições para se tornar uma das principais fabricantes de bebidas da Ásia, disse o fundador da empresa de capital fechado (Imagem: Yen Duong/Bloomberg)

Sete anos depois de recusar uma oferta de US$ 2,5 bilhões da Coca-Cola, a maior empresa doméstica de bebidas do Vietnã busca um parceiro estratégico que possa investir US$ 3 bilhões para ajudar a torná-la a nova Red Bull.

A Tan Hiep Phat Beverage Group, conhecida como THP, está aberta a fusões e aquisições para se tornar uma das principais fabricantes de bebidas da Ásia, disse Tran Qui Thanh, fundador da empresa de capital fechado, em entrevista.

A empresa pretende expandir as vendas nos países vizinhos do Sudeste Asiático, depois de ter investido US$ 500 milhões em três novas fábricas no Vietnã, disse o empresário.

“É crucial encontrar o parceiro certo com a mesma visão”, disse Thanh, 66 anos, que comanda a empresa com as duas filhas. “Não precisamos de dinheiro. Estamos procurando expertise do setor para que possamos nos desenvolver juntos.”

A THP, cujo Zero Degree Green Tea levou a empresa à liderança do mercado de chá engarrafado do Vietnã – a marca vende mais que os chás da Coca-Cola e da PepsiCo no país -, tem conseguido aumentar as vendas em um país onde mais de 96 milhões de pessoas agora são consumidores da classe média.

A empresa atrai uma geração mais jovem de consumidores preocupados com a saúde que preferem chás e bebidas naturais.

A empresa também fabrica uma bebida energética que, segundo a THP, é mais adequada para os gostos dos vietnamitas e asiáticos – menos doce, mas ainda com a dose de cafeína.

A empresa espera usar a bebida para ganhar mais mercado na Ásia, juntamente com seus chás, e competir com a Red Bull.

A THP é a maior fabricante de bebidas não alcoólicas do Vietnã, superada apenas por uma joint venture de bebidas entre a PepsiCo e a Suntory Holdings. Ainda assim, a presença da THP no sudeste da Ásia ainda é pequena.

A empresa vendeu cerca de 510 milhões de litros de bebidas no ano passado, segundo a empresa de pesquisa Euromonitor International.

Em comparação, a unidade da Danone na Indonésia é a maior fabricante de bebidas no maior mercado do Sudeste Asiático e vendeu cerca de 5,3 bilhões de litros no ano passado, de acordo com a Euromonitor.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar