ImóvelTimes

Eztec (EZTC3) dispara 8% na B3, mas será que ação vale a pena? Veja a avaliação dos analistas

02 ago 2024, 12:42 - atualizado em 02 ago 2024, 12:42
eztec2
Eztec dispara 8% na B3 (Imagem: Flávya Pereira/Money Times)

Com alta de mais de 8%, a ação da Eztec (EZTC3) dispara nesta sexta-feira (02). No dia anterior, a construtora divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2024 ao mercado, que vieram em sua maioria acima das estimativas de consenso reunidos pela Bloomberg.

No geral, os analistas de XP Investimentos, Ágora Investimentos e Banco Safra avaliam que o balanço da companhia apresentou números sólidos trimestrais.

  • Os balanços do 2T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.

“Acreditamos que os resultados da Eztec mostraram efeitos positivos de uma estratégia recentemente implementada para acelerar o giro de estoques”, avaliou Ygor Altero e Ruan Argenton, analistas que assinam o relatório da XP.

Com uma sólida expansão da receita de 71% no comparativo anual, apoiada pelas vendas, além de uma expansão positiva do lucro líquido para R$ 89 milhões, ajudado principalmente por receitas financeiras acima do esperado, o time vê os números como positivos.

No entanto, nem tudo são flores. A margem bruta apresentou queda de um ponto percentual, prejudicada por ajustes de preços tanto nas unidades performadas, quanto nas novas vendas da Lidenberg Ibirapuera. Além disso, a XP destaca maiores despesas de vendas, porém, compensadas por um forte resultado de equivalência patrimonial.

O time da Ágora ressalta que os números positivos vistos na prévia operacional do 2T24 resultaram em uma margem mais fraca do que a esperada de 30,9% no trimestre, em uma combinação da estratégia de preços agressivos em unidades acabadas e a atual safra de projetos executados com margens mais baixas em comparação com os níveis históricos.

  • Quer saber qual é a carteira ideal para você? Ferramenta simula carteira de acordo com seu perfil, objetivo e valor inicial. Confira aqui

De olho nos próximos trimestres, os analistas Rafael Rehder, Luiza Mussi e Luiz Peçanha, do Safra, ponderam que a Eztec ainda possui um dos maiores níveis de estoque do setor – 24 meses de vendas LTM -, o que pode continuar a pressionar seus futuros lançamentos e, consequentemente, em seus resultados.

Isso posto, a XP e a Ágora reiteram sua recomendação neutra para a ação, enquanto o Safra avalia como “outperform“.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.