BusinessTimes

Exxon anuncia corte de 30% em investimentos devido ao coronavírus

07 abr 2020, 10:01 - atualizado em 07 abr 2020, 10:02
Exxon
Petroleiras têm revisto os planos de investimento e de aumento de produção em média em 20% (Imagem: Wikimedia Commons)

A Exxon Mobil disse nesta terça-feira que irá recuar de planos para acelerar investimentos em “shale”, gás natural liquefeito (GNL) e produção de petróleo em águas profundas, ao anunciar um corte de 30% dos aportes previstos para este ano por impactos do coronavírus sobre a demanda por energia e os preços do petróleo.

Petroleiras têm revisto os planos de investimento e de aumento de produção em média em 20% à medida que países têm limitado viagens aéreas, exigido o fechamento de empresas e pedido que pessoas fiquem em casa para conter a disseminação do vírus.

Os preços do petróleo caíram já cerca de 50% neste ano e a demanda por combustíveis tem recuado acentuadamente.

“Nós nunca vimos nada como isso que estamos experimentando hoje”, disse o presidente da Exxon, Darren Woods, em uma teleconferência com a imprensa nesta terça-feira.

A maior produtora de petróleo dos Estados Unidos, que no mês passado prometeu “significativos” cortes de investimentos, definiu os aportes para 2020 em 23 bilhões de dólares, acrescentando que o valor pode cair mais se necessário.

A Exxon antes previa investir até 33 bilhões de dólares neste ano, após desembolsos de 26 bilhões de dólares no ano passado.

Petróleo
Os preços do petróleo caíram já cerca de 50% neste ano e a demanda por combustíveis tem recuado acentuadamente (Imagem: Reuters/Angus Mordant)

A companhia espera retomar o patamar de entre 30 bilhões e 35 bilhões de dólares nos próximos anos, mas em 2021 pode haver uma redução também, disse Woods.

A redução dos investimentos será mais rápida em “shale” nos EUA, onde a companhia desembolsou 6 bilhões de dólares em 2017 para arrendamentos de perfuração na Bacia de Permian e onde já opera 58 plataformas de perfuração.

O corte de 30% da Exxon é maior que o de rivais como BP, Chevron, Shell e Saudi Aramco, que fizeram reduções de entre 20% e 25%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar