Comprar ou vender?

Exposição de investidores a commodities continua insuficiente, aponta BofA

27 jun 2022, 16:04 - atualizado em 27 jun 2022, 16:04
Petróleo
Ainda existe uma subexposição em relação a ativos de commodities, diz BofA (Imagem: REUTERS/Vasily Fedosenko)

Investidores ainda não estão com exposição suficiente a commodities, afirmam políticos, executivos e investidores ouvidos pelo Bank of America, em conferência virtual realizada na semana passada.

Palestrantes do evento reforçaram a visão positiva sobre o setor como uma boa classe de ativos para investir, visto que o aperto do lado da oferta deve persistir no curto prazo.

Eles destacaram que o interesse do investidor sobre as commodities aumentou, mas ainda existe uma subexposição em relação a esses ativos.

Em relatório divulgado nesta segunda-feira (27), o BofA afirma que o ciclo de alta commodities ainda tem espaço para correr. Os palestrantes sinalizaram que esperam que o retrocesso da curva continue persistindo, gerando retornos positivos e mantendo os investidores comprados.

Impactos da guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia continua pressionando os preços das commodities, o que faz com que o mercado siga positivo com o setor.

Para muitos palestrantes, os preços atuais não refletem todo o impacto das sanções contra a Rússia, enquanto as cadeias de suprimento provavelmente permanecerão “altamente deslocadas” ao longo dos próximos 18 meses.

Os palestrantes concordaram que o petróleo de longa data parece atrativo por conta do interesse limitado de investimento upstream, diz o BofA. O Brent deve “outperformar” (desempenho esperado acima da média do mercado).

Em relação ao gás natural, a situação delicada dos fluxos da Rússia para a Europa pode forçar a região a queimar mais carvão e racionar a demanda por energia durante o inverno. Portanto, o carvão parece atrativo, mesmo após o recente rali.

Ainda assim, a mudança da postura dos países em relação à matriz energética segue como um importante catalisador para impulsionar novas tecnologias de transição.

“Energia alternativa (como hidrogênio, amônia) e importações de commodity mais intensivas (exemplo, metanol) para a Europa podem mitigar a crise energética e cortar as emissões”, comenta o BofA.

Papel da China para metais

Sobre as commodities metálicas, os palestrantes da conferência do BofA listaram alguns fatores para o sucesso da indústria de mineração:

  • investir em ativos tier-1;
  • encontrar perfis geológicos favoráveis; e
  • se basear em estabilidade política.

Apesar das perspectivas positivas, o BofA destaca que ventos contrários ainda persistem. Usando o cobre como exemplo, o banco diz que a Rússia não é uma preocupação para a demanda, como a China é.

O cenário projetado por palestrantes em relação ao país asiático é de melhora em 2023, o que deve ajudar a economia global e dar suporte ao desempenho dos metais.

Receba as principais notícias de Comprar ou Vender!

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Comprar ou Vender e receba, todos os dias (de segunda a sexta-feira), uma seleção com as principais notícias e apontamentos sobre as carteiras de bancos e corretoras, além de um produto exclusivo: a Carteira Money Times, o maior consenso do mercado. Clique aqui para se cadastrar!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar