Exportadora de laticínios da América do Sul aumenta aposta no leite
A exportadora de laticínios sul-americana Conaprole planeja gastar pelo menos US$ 10 milhões em uma nova sede no Uruguai, já que aposta que o leite pode resistir às mudanças no gosto do consumidor.
A cooperativa de 84 anos planeja iniciar a construção no primeiro semestre do próximo ano no local de sua atual residência em Montevidéu, que data da década de 1930, disse o presidente Alvaro Ambrois em entrevista. A meta é terminar o projeto no ano fiscal de 2023.
“Isso teria um impacto positivo na imagem da Conaprole”, disse Ambrois, observando que a sede existente não corresponde às fábricas de produção de “primeira linha” da empresa.
O maior exportador local do Uruguai, cujo nome completo é Cooperativa Nacional de Productores de Leche, está aprimorando sua imagem corporativa à medida que atende à crescente demanda dos países em desenvolvimento por laticínios tradicionais.
O comércio exterior representou cerca de 54% das vendas de US$ 897 milhões do grupo no ano fiscal encerrado em 31 de julho, com Argélia, Rússia, China e Brasil respondendo por quase três quartos de seus negócios de exportação, de acordo com dados anuais.
A China pode se tornar o principal comprador da Conaprole na primeira metade da próxima década, graças ao seu apetite por leite em pó, queijo e outros produtos lácteos, disse Ambrois. Este ano fiscal provavelmente verá a China e o Brasil duelarem pelo segundo e terceiro lugares, com a Rússia caindo para o quarto lugar, disse ele. Ambrois espera que a receita suba de 5% a 10% este ano devido aos maiores volumes e preços de exportação.
Em nações ricas, substitutos à base de plantas estão emergindo como um grande concorrente dos laticínios e nem todos os produtores sobreviveram à mudança: ícones de laticínios dos EUA Dean Foods e Borden Dairy mudaram de donos este ano depois de falirem.
Outras empresas estão buscando oportunidades fora do setor de laticínios, com a Saputo do Canadá que planeja comprar uma empresa de leite à base de plantas e Arla Foods da Dinamarca que está iniciando sua própria marca de leite de aveia.
A Conaprole não está considerando aquisições ou investimentos em substitutos baseados em plantas neste momento, disse Ambrois.
“Acreditamos fervorosamente que a ciência mostra claramente a importância dos laticínios na nutrição”, disse ele.
A Conaprole está expandindo sua produção de leite em pó para atender à demanda estrangeira e fornecer matéria-prima suficiente para operar sua nova fábrica de fórmulas em plena capacidade.
A fábrica de US$ 35 milhões, inaugurada no início do ano passado, também dá flexibilidade à cooperativa para fazer produtos a partir de gorduras vegetais, disse ele.
Em concordância com as preocupações dos consumidores sobre a sustentabilidade dos laticínios, a Conaprole está trabalhando com uma organização internacional para certificar que seu leite vem de vacas alimentadas com pasto e em liberdade.